Saiba a diferença entre os sintomas da gripe e da dengue

De acordo com a Sesab, foram notificados mais de 40 mil casos de dengue entre 345 cidades baianas

[Saiba a diferença entre os sintomas da gripe e da dengue]

FOTO: Reprodução | Google

Náuseas, febre e dores no corpo, gripe ou dengue. A verdade é que, às vezes, os sintomas dessas duas doenças se confundem.

Um levantamento divulgado Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), aponta que os números de casos de dengue na Bahia, no primeiro semestre do ano de 2019, é quase sete vezes maior que o mesmo período em 2018.

De acordo com a Sesab, foram notificados mais de 40 mil casos de dengue entre 345 cidades baianas nos seis primeiros meses de 2019. A secretaria não detalhou qual o balanço do ano passado.

Em entrevista ao Farol da Bahia, o enfermeiro Cristiano Santos explicou as principais diferenças entre as enfermidades.  “As duas são causadas por vírus que derruba o organismo inteiro. Só que, depois dos primeiros dias de incômodos, a gripe tende a causar uma febre mais alta. Também surgem os sintomas respiratórios: tosse, dor no peito e dificuldade para respirar. Já a dengue, provoca dores nas articulações, problemas gastrointestinais, inchaço, erupções e coceira na pele, além do risco da queda no nível de plaquetas no sangue. Problemas respiratórios também podem aparecer, mas são mais raros”, contou. 

É muito importante procurar atendimento médico para evitar qualquer confusão. Uma investigação atenta sobre as queixas do paciente deve ser realizada e prosseguir para a solicitação dos exames laboratoriais. O teste que detecta o vírus causador da gripe é rápido e pode ser feito em alguns consultórios. O da dengue exige uma análise mais complexa do sangue.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!