[Ilustração]

FOTO: Divulgação

Crônica

Existe uma Espanha que não conheci. Uma Espanha sem as percepções singelas e tão autênticas de dias radiantes. Faltou por lá a leveza dos sentimentos atônitos, um pouco bagunçados, mas ainda assim pulsantes. Durante as caminhadas vespertinas, a música simulava a saudades e cada pedrinha nas paredes apreciada com minúcia, tudo para fixar aquelas tardes na memória, como meus olhos fossem os seus e os seus viram uma Espanha diferente.
 
Como uma “primavera dos povos”, aqueles foram dias em que a grande novidade no mundo era a felicidade em exaustão. Foi uma notícia que você recebeu há léguas de distância de uma ilustrada Espanha, como se recém-saída da idade das trevas e extasiada com a capacidade de revolucionar mentalidades. Um país como ser humano, o indivíduo impactado pela terra.
 
As tardes, principalmente as tardes foram sentidas com entusiasmo, mas que para você eram as manhãs. Enquanto você acostumava os olhos e as mãos para os primeiros trabalhos do dia, eu conhecia a Espanha por você e descobria lugares que você teria dificuldade para apontar como o preferido de todos os tempos. 
 
Primeiro sentir-me imune à desgraça para, em seguida, ter o mundo em meus ombros. E foi preciso segurá-lo, quase que de joelhos, até mesmo quando você o esmurrava, o que também me dilacerava. As muralhas ruíram, as pontes caíram e a terra foi queimada. O mundo, sustentado pelas minhas tremulas mãos, sucumbia a ponto de destronar heróis e tiranos, trabalhadores e exploradores. De repente, todos eles choraram.
 
Era a Guernica, de Picasso, materializada. Era como se a alma Jeanne, de Modigliani, tivesse esvaecido.  Era Rembrandt sem o fogo da ideia. Era Van Gogh sem Theo. Era, acima de tudo, eu sem você.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!