Governo compra mais de 60 milhões de doses para campanha de vacinação contra o sarampo

Ministério da Saúde disponibilizará R$ 206 milhões a municípios que cumprirem metas estabelecidas

[Governo compra mais de 60 milhões de doses para campanha de vacinação contra o sarampo]

FOTO: Divulgação

A nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece a partir desta segunda-feira (7) em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos. A meta, revela o Ministério da Saúde, é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.  Segundo a pasta, o governo comprou  60,2 milhões de doses da tríplice viral,  "a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos", de acordo com o ministério. 

O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 e novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

“Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, enfatizou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro.

Para incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde irá disponibilizar R$ 206 milhões que serão destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pela pasta. Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Idoso morto em banco no Rio já foi militar do Exército e motorista, mas sobrevivia de 'bicos' ]

Segundo a família, do ano passado para cá Paulo precisou ser internado diversas vezes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!