Depois de retomar crescimento, comércio varejista perde fôlego em Setembro

Levantamento do CNDL e SPC Brasil mostra queda no ritmo de alta

[Depois de retomar crescimento, comércio varejista perde fôlego em Setembro]

FOTO: Agência Brasil

No último mês de setembro, o comércio varejista teve um desempenho mais tímido depois de retomar a trajetória de crescimento no ano passado. A alta no Indicador de Atividade do Varejo , medido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), foi de 1,60%. 

Mas o ritmo de alta está menor do que o verificado nos primeiros meses de 2019. No fim de janeiro, o avanço foi de 2,88%. Nos meses seguintes, as altas ficaram próximas a faixa de 2%. Já nos anos anteriores houve quedas sucessivas: em 2015, -3,42%; em 2016, -5,89% e em 2017, -1,37%. No acumulado em 12 meses até setembro deste ano, o Indicador de Atividade do Varejo mostra crescimento de 1,41%. 

O índice, construído a partir do volume de consultas de CPFs, é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor e abrange os segmentos varejistas de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos, dentre outros.

Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), as vendas para o Dia das Crianças devem aumentar até 8% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a pesquisa da Social Miner/Opinion, 58% dos entrevistados pretendem fazer compras no Dia das Crianças, sendo que, 72% disseram que devem comprar brinquedos para dar de presente.


Comentários