Bahia decepciona e só empata com o São Paulo em casa

Tricolor baiano não faz bom jogo e perde chance de voltar para o G-6

[Bahia decepciona e só empata com o São Paulo em casa]

FOTO: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia decepcionou os mais de 31 mil torcedores presentes na Fonte Nova nesta quarta-feira (9) e só empatou em 0 a 0 com o São Paulo, em partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Tricolor baiano perdeu a chance de entrar no G-6 e caiu uma posição - agora é o oitavo colocado, com 38 pontos. Já o time paulista se mantém em quinto, com 40 pontos.

A partida foi movimentada, porém, pouco empolgante. O Bahia sofreu em alguns momentos na defesa, que esteve bem dispersa logo nos primeiros minutos. A desatenção permitiu o São Paulo chegar com perigo logo com um minuto de jogo. Pato foi a linha de fundo e cruzou pra área, a bola sobrou com Hernanes que finalizou rasteiro para boa defesa de Douglas.

O Bahia parou na forte marcação do São Paulo e teve dificuldades para tentar montar os contra-ataques em velocidade e também chegar no campo de ataque. Essa tática condiz bem com o estilo de jogo do técnico Fernando Diniz, que sempre preza por uma boa marcação e superioridade em posse de bola. E foi assim que o São Paulo se manteve em praticamente todo o jogo, mas tirando a oportunidade do início da partida, o tricolor do Morumbi não conseguia chegar com perigo à meta de Douglas. 

Na volta ao segunda etapa, ficou nítido como o Bahia estava mal postado defensivamente. A saída de Moisés ainda no primeiro tempo, por lesão deixou a parte defensiva mais vulnerável. Nos minutos iniciais, o Tricolor baiano sofreu com os avanços do São Paulo, que tinha um ataque muito veloz e apesar de não concluir muito a gol, oferecia perigo.

A saída de Élber para entrada de Arthur Caíke foi tanto benéfica quanto maléfica. Primeiro porque a equipe perdeu muito a velocidade com a saída do atacante. Apesar de já ter Artur em campo, o time poderia usufruir mais desse fator e acionar mais Fernandão na área. Por outro lado, a entrada de Arthur Caíke fez o tricolor ganhar mais uma opção ofensiva e de bom posicionamento dentro da área. O Bahia ainda aproveitou o fato do São Paulo cair de rendimento e estar sofrendo com desgaste físico dos atletas, e passou a ocupar mais o campo de ataque, mas a sequência de sucessivos passes errados impedia qualquer possibilidade de chegar ao gol.

No geral, foi uma partida bem abaixo do Bahia jogando na Fonte Nova. A segunda consecutiva. O Tricolor baiano foi presa fácil na forte marcação do São Paulo e sentiu muito o desfalque de Gilberto. O atacante já estava mais entrosado ao time, passa por melhor momento na temporada e viu o substituto, Fernandão, ser inofensivo durante toda a partida. Chamou atenção negativamente no esquadrão o fato da defesa ter tido uma atuação tão irregular. Apesar de não ter sofrido gols, passou por alguns momentos de sufoco. Artur, que poderia ser um diferencial, esteve apagado, e de quebra ainda levou terceiro amarelo que o tirou do duelo contra o Fluminense.

Novamente o Bahia desperdiça a oportunidade de se consolidar na briga por uma vaga no G-6. Os desfalques fizeram falta, mas não podem servir de justificativa para má atuação do time. A torcida, decepcionada, vaiou a equipe, mas parte dela também reconheceu o esforço e aplaudiu a atuação. 

A próxima partida do Bahia será diante do Fluminense no próximo sábado (12), às 19h, no Maracanã, enquanto o São Paulo recebe o Corinthians no Morumbi no domingo (13), às 18h.


Comentários