Baby Planner: o que é e como funciona

Aquela ajuda que pode facilitar tudo para as mamães

No mundo da maternidade as novidades são constantes e as experiências vividas, deste o momento da gestação, são surpreendentes a cada dia, principalmente para casais que estão iniciando a formação de uma família.

Nesse misterioso mundo cheio de cores e sonhos, o mundo das “mães”, muitas dúvidas são geradas principalmente pela falta de conhecimento vivido em matéria de maternidade, seja durante ou após a concepção. É para situações assim que é indicada a consultoria de uma profissional focada em Baby Planner. Na entrevista abaixo a Personal Organizer, Elaine Gouvêa,  especialista em Baby Planner - certificada nacional e internacionalmente - esclarece qual é a função deste trabalho e como ele pode auxiliar a futura mamãe nos serviços que ela vai precisar executar.

1) O que é Organização para Gestantes?

A gestação é um momento de grandes transformações físicas e emocionais e que traz muitos medos e inseguranças para as mulheres. Muitas têm receio de não conseguir dar conta de tantas tarefas que surgem nesta fase. Assim, a organização da gestação, traz segurança e tranquilidade à medida que os compromissos vão sendo realizados nos prazos pré-determinados.

 Através de um cronograma, elencamos as prioridades e tudo acontece naturalmente, sem acúmulo de atividades, sem estresse e controlando a ansiedade que surge neste período. A organização da gestação é preparar a futura mamãe para receber o bebê, organizando desde a rotina pessoal até a rotina da casa, pensando nas necessidades e desejos, tudo isto, com o objetivo de trazer saúde para as futuras mamães e qualidade de vida para toda a família, minimizando os desencontros do dia a dia.

2) Este tipo de serviço/consultoria pode ser visto como um modismo?

Não. Para o ritmo de vida que as pessoas têm atualmente, a organização é fundamental. E quando pensamos em uma gestante, a necessidade é ainda maior. A mulher tem que se preparar para mudar totalmente sua vida, começando com todos os sintomas normais da gestação, a questão do parto, amamentação, sem contar que, a partir do nascimento, terá uma vida que dependerá dela. Tudo isto, sem pensar nos preparativos físicos, como quarto, móveis, enxoval, eventos. E hoje em dia, a maioria das mulheres é atuante no mercado de trabalho, o que faz com que tenham menos tempo para os preparativos.

3) Como esta consultoria auxilia a futura mamãe?

A consultoria auxilia na preparação da mulher para cada fase, além da elaboração do cronograma personalizado, preparado de acordo com a necessidade de cada cliente. Neste acompanhamento são definidas as tarefas necessárias para o dia a dia, desde comunicar a empresa sobre a gestação, verificar se a mamãe terá direito ao parto através do plano de saúde, definir o tipo de quarto para o bebê, comprar enxoval, mala da maternidade, preparar os eventos tradicionais, organização da rotina no pós-parto, organização da casa. Com os assuntos em pauta, fica muito mais fácil a gestante tomar a decisão. Muitas mulheres compram itens em excesso, deixam de comprar itens importantes, tudo isto, por falta de conhecimento. Com uma especialista, há a economia de tempo e dinheiro.

4) Quando este tipo de serviço deve ser contratado?

Sempre que uma gestante desejar ter mais tranquilidade para gerar seu bebê e desejar se preparar com calma para esta fase apaixonante e enlouquecedora, ao mesmo tempo.

5) A organização para gestante inclui um cronograma do que ela deve fazer mês a mês?

Sim. O cronograma é personalizado, elaborado com as soluções para cada gestante, com tudo o que ela precisa fazer, para chegar ao final da gestação com tudo pronto.

6) A organização para gestante dura o tempo da gestação?

Pode durar o tempo da gestação ou pode ir até o pós-parto. Porém, como a profissão ainda não é muito conhecida no Brasil, muitas pessoas só contratam os serviços de organização do quarto do bebê, mala da maternidade e organização da casa.

7) A organização para gestante também pode ser contratada por casais que estão adotando uma criança? Neste caso como a organização pode ajudá-los?

Com certeza. A consultoria pode ser iniciada com a preparação da casa para chegada deste bebê ou criança, compra do enxoval, itens necessários para a alimentação, já que normalmente, estes bebês serão alimentados por fórmulas, até a organização da nova rotina da família. A organização funciona da mesma forma, para casais homoafetivos.

8) A especialista em Baby Planner também pode atuar em instituições como escolas, por exemplo?

A organização deve estar presente também na rotina dos berçários, já que muitos bebês ficam mais nestes ambientes do que na própria casa. Neste aspecto, falamos de tempo, espaço e, também, da organização do educador, para os cuidados com o bebê, já que ele será o adulto modelo-referência para a criança. Uma instituição infantil com espaços e rotinas organizadas garante o desenvolvimento do bebê e a tranquilidade da mamãe.

Atividades exercidas pela especialista em Baby Planner

•    Cronograma da Gestação: Um planejamento mês a mês com tudo que precisa fazer para se organizar para a chegada do bebê.
•    Lista de Enxoval: Uma lista personalizada com todos os itens necessários para a montagem de um enxoval.
•    Organização e planejamento do chá de revelação/bebê: Roteiro passo-a-passo para a preparação da festa.
•    Personal Shopping: Compra de enxoval acompanhada ou assessoria para compras.
•    Planejamento do quarto: Dicas e recomendações para o que quarto do bebê fique como os pais desejam.
•    Organização do quartinho do bebê e da casa para se adaptar ao novo membro da família.
•    Consultoria pós-parto.
•    Consultoria de segurança interna da casa.
 
Sobre Elaine Gouvêa - Graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Educação Infantil pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Elaine Gouvêa sempre foi apaixonada por organização e por todo o universo da maternidade.  Ciente de que poderia unir sua paixão pela maternidade ao prazer de organizar, realizou inúmeros cursos e especializou-se em Personal Home. Certificou-se nacional e internacionalmente como Baby Planner e passou a ser consultora em Aleitamento Materno. Com a união destas duas vertentes na área de Personal Organizer, Elaine Gouvêa desenvolveu o curso Livre Baby Organizer, que vem sendo ministrado há mais de dois anos, em todo o território nacional.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!